Jaque Borges, Instrutora de Hatha Yoga, praticante há 20 anos e apaixonada por asanas. Terapeuta Ayurvédica profunda adepta desta maneira de viver. Membro da Escola Iniciática do Suddha Dharma Mandalam, a filosofia que norteia sua vida. Escritora fascinada pelo poder das palavras.
A Esalq nasceu em 1901, do sonho do visionário Luiz Vicente de Souza Queiroz, doador da Fazenda São João da Montanha ao governo do Estado de São Paulo, para criação de uma escola agrícola. Até 1934, a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de então, passou a integrar a USP, como uma de suas unidades fundadoras. Desde sua criação, a Esalq evolui constantemente ampliando sua atuação alicerçada nos pilares ensino, pesquisa e extensão.
O rio Piracicaba (o nome do município vem da língua tupi e significa “o lugar onde o peixe para”), é o maior afluente em volume de água do rio Tietê e também um dos mais importantes rios paulistas e responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Campinas e parte da Grande São Paulo.
Siddhartha Gautama nasceu em Lumbini, hoje no Nepal, em meio às montanhas dos Himalayas, em 563 a.C. Esse príncipe de família nobre, ao ver o sofrimento humano dos pobres acometidos por doenças, pela velhice e pela morte, abandonaria sua herança material para dedicar-se à busca espiritual e tornar-se o Buddha (na língua pali, “o desperto”).
A obra foi feita entre 1632 e 1653 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no suntuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favorita, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal (“A joia do palácio”). Ela morreu após dar à luz o 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna. Contendo inscrições retiradas do Alcorão, é incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras, e sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes
As margens do Rio Ganges, que ainda próximo de sua nascente é limpo e translúcido, estão repletas de templos, centros de yoga e ghats (escadarias que levam ao rio), nos quais moradores e visitantes participam de rituais e cerimônias dedicados aos deuses hindus. Diversos ashrams (eremitérios hindus onde os sábios vivem em paz e tranquilidade no meio da natureza) recebem pessoas em busca da vivência diária das práticas de yoga e meditação.