Arquiteto e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004), com MBA em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo), Rodrigo Munhoz tem interesse principal pelo tema da construção de comunidades e bairros autossuficientes para uma maior resiliência frente as mudanças climáticas.
Com experiências de convivência em diversas Ecovilas e assentamentos sustentáveis na Europa, desenvolveu trabalhos ligados a bio-construção e agricultura orgânica, nas quais se destacam Findhorn Ecovillage na Escócia, Tamera biótopo de cura em Portugal, Svanholm Gods na Dinamarca e Scuola di Pratiche Sostenibili em Milão, Itália. Hoje em sua prática profissional, utiliza esses conhecimentos para propor edifícios e espaços, que reconectem e reintegrem homem e natureza.
Findhorn Ecovillage é uma das mais antigas e mais sólidas ecovilas no mundo. O Park, como é chamado, começou apenas como um simples estacionamento de trailers repleto de pessoas que vislumbravam um futuro melhor, hoje porém é uma referência em sustentabilidade nas áreas de produção de alimentos, construções ecologias, sistemas de tratamento de águas, produção de energia renováveis, economia circular e principalmente em vida em comunidade.
Embora a realidade de Findhorn seja muito diferente da nossa aqui no Brasil, ele serve como exemplo real a ser seguido de que é possível e viável uma coexistência benéfica entre nós e o planeta Terra.
Valle Unite é uma cooperativa fundada na década de 70 e está localizada nas montanhas da região nordeste da Itália. Hoje ela se constitui na moradia de aproximadamente 30 pessoas que produzem prioritariamente vinho e carne, juntamente com cereais, apicultura e produção de embutidos, tudo produzido de forma orgânica e sustentável.
A aproximadamente 150 km de São Paulo capital, localizado na zona rural do município de Pedra Bela, está o Zengetsuzan Taikanji, a “Montanha da Lua Zen, Templo Budista da Grande Compaixão”. O templo oferece retiros, cursos e voluntariados num ambiente construído de forma ecológica, de acordo com princípios da vida simples encontrados nos ensinamentos zen budistas.
No estado de Santa Catarina, na região chamada Vale Europeu, localiza-se um dos roteiros de cicloturismo mais bem estruturados do Brasil, são aproximadamente 300km de estradas de terra margeadas ora por uma natureza exuberante, ora por pequenas e pitorescas cidades.
A rota conta com boa estrutura de hospedagem e alimentação, e é uma das melhores opções brasileiras para quem quer experienciar sua primeira cicloviagem por uma rota já demarcada e no estilo autoguiada.
Com forte presença das culturas alemã e italiana – aspecto que marca o Vale Europeu em termos de diversidade cultural –, o Circuito passa por várias cidades, como Timbó, Rio dos Cedros, Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Alto Cedro e Palmeiras.