Natural de Santa Maria da Serra (SP), o cartunista/chargista Erasmo Spadotto é vencedor de 5 prêmios em Concursos de humor no Brasil e no mundo e trabalhou por 25 anos na imprensa piracicabana, foi na cidade de Piracicaba (SP) inclusive que construiu sua carreia, onde foi chargista fixo no Jornal de Piracicaba, fazendo diariamente charges, cartuns, tirinhas, caricaturas e infográficos para o impresso.
Em 2003, criou o personagem “Capivara”, que foi publicado no Jornal de Piracicaba durante mais de 10 anos, num total de 6 mil tirinhas. Em 2014, lançou o livro desse personagem, com uma coletânea de 300 tirinhas.
No mesmo ano, passou a trabalhar no CEDHU, (Centro de Documentação e Pesquisa Do Humor Gráfico do Salão Internacional de Humor de Piracicaba), foi inclusive diretor do CEDHU e do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2017 a 2020.
Considerado um dos cartões postais da cidade, a Rua do Porto é o local mais tradicional de Piracicaba. É onde está a história da fundação da cidade, junto à população ribeirinha. Ela começa no Museu da Água, próximo ao salto do Rio Piracicaba, e vai até o final do calçadão, passando pela Casa do Povoador, Passarela Pênsil, Largo do Pescador, Passarela Estaiada, Casarão do Turismo, Centro Gastronômico, Parque da Rua do Porto, Casa do Artesão, entre outros pontos como Elevador Panorâmico, Engenho Central, Parque do Mirante, Aquário Municipal, etc. No calçadão da Rua do Porto se concentram os restaurantes que servem o prato típico da cidade, o peixe no tambor. Aos finais de semana acontece a Feira de Artesanato, e todos esses pontos registram grande fluxo de pessoas, pois recebem além da população local, turistas regionais, nacionais e internacionais.
Encravado dentro de um parque com mais de 85 mil m², à margem direita do rio que dá nome à cidade, seu conjunto de imponentes edificações datadas dos séculos XIX e XX que um dia abrigaram moendas, caldeiras e armazéns para a produção e estocagem de açúcar e álcool, vem sendo criteriosa e gradativamente recuperado e revitalizado.
Importante complexo artístico cultural, que recebe anualmente importantes eventos como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, Virada Cultural Paulista, Paixão de Cristo e tantos outros. Desde março de 2012 passou a abrigar também o Teatro Municipal Erotídes de Campos, dotado de estrutura cênica de primeiríssima qualidade. (Fonte: semactur.piracicaba.sp.gov.br)
Um dos cartões-postais de Piracicaba (SP), a Ponte Pênsil “Tião Carreiro” foi inaugurada em 15/12/1992. Uma passarela de 77 metros de extensão com arquitetura férrea sustentada por cabo de aço e madeiramento, construída sobre o Rio Piracicaba para uso exclusivo de pedestres, dá acesso ao Engenho Central e proporciona excelente visão do leito do rio, do véu da noiva, do salto, mirante e da Rua do Porto.
Considerada uma obra de arte da engenharia, sua construção foi inspirada em duas pontes norte-americanas, a “Golden Gate” de São Francisco e a Brooklin Bridge de New York.
Popularmente conhecida como Capela Monte Alegre, por se localizar na principal via do bairro histórico Monte Alegre em Piracicaba (SP), a Capela São Pedro faz parte do conjunto de imóveis construídos no século passado (1936) e é reconhecido por seu valor histórico e cultural.
“A Capela é um dos mais belos e importantes pontos turísticos de Piracicaba. Réplica de uma igreja de Siena, na Itália, a obra neo-romântica conta com afrescos do pintor Alfredo Volpi, considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo.” Fonte: capelamontealegre.com