Jornalista, escritora e produtora cultural. Nasceu e cresceu em São Paulo, numa família de imigrantes italianos. Muito cedo se apaixonou pelas culturas indígenas através das histórias fantásticas contadas por seu avô. Buscou então, pela profissão de jornalista e em sua trajetória pessoal, se aproximar dos povos originários e de um modo diferente de estar no mundo, em conexão com a natureza, o cosmos, os ancestrais.
Trabalha desde a década de 1980 em parcerias com povos e organizações indígenas em projetos que têm a proposta de valorizar, proteger, afirmar e divulgar a tradição, a arte, a cultura e o pensamento dos povos originários.
Autora dos livros “Povo Verdadeiro – os povos indígenas no Brasil” (Ed. Ikore) e “Entre dois mundos” (Ed. Nova Alexandria). Organizou e publicou diversos livros de histórias tradicionais indígenas narradas por pessoas dos povos Xavante, Karajá e Mehinaku dentro do projeto Histórias da Tradição, e um livro de memórias sobre o contato em parceria com o povo Paiter Suruí.
Como nas culturas indígenas todas as formas de expressão estão integradas, se dedicou ao registro e divulgação da música tradicional indígena com a produção de CDs, direção e roteiro de documentários, produção de programas radiofônicos e de performances de canto e dança ritual. Com o incentivo dos anciãos das aldeias, que a consideram anciã também, vem cumprindo o papel de compartilhamento dos seus saberes e de sua vivência e aprendizado com os povos indígenas em cursos e palestras em A Casa Tombada, formação de professores e artigos para veículos de comunicação, como o site Outras Palavras. Os trabalhos mais recentes estão disponíveis no website: www.ikore.com.br.
“A paixão, o respeito e admiração pelos povos indígenas me levaram por caminhos apenas sonhados quando era criança. Tive o privilégio de navegar por igarapés e rios poderosos como o Rio Negro, Kurusevo, Jordão, Tarauacá, das Mortes, Araguaia, Tocantins. De andar pelas florestas e pelo cerrado, de ser recebida com afeto verdadeiro em muitas e muitas aldeias, de partilhar a vida, conhecer, descobrir, mergulhar nas culturas e tradições de tantos povos. Aprendi com os amigos indígenas sobre generosidade, afeto, a vida em coletividade, partilhamento, respeito, educação para a vida, superação, resiliência, coragem, confiança, a importância dos ritos. Aprendi que é possível viver com muito pouco quando estamos conectados com nosso coração e a natureza entorno, reverenciando a alegria. Esses povos mantêm o céu suspenso.”
“Entre 1985 e 1991 colaborei com a realização do primeiro programa de rádio conduzido por pessoas indígenas no Brasil. Programa de Índio foi ao ar pela Rádio USP de São Paulo trazendo a voz, o pensamento, a cultura, a música, os sonhos, as histórias de mais de 80 povos indígenas diferentes.”
“As histórias sempre foram fundamentais em minha trajetória de vida. Escutar, aprender com as histórias e com as pessoas, nos permitem ampliar nossa visão de mundo, nos tornar melhores para nós mesmos e para o coletivo. Os povos originários transmitem sua história, sua trajetória através do tempo, pelas narrativas que são passadas pela cultura oral de geração a geração. São as histórias da tradição que dão o rumo, ensinam, incitam a curiosidade, mostram caminhos e soluções. Sugiro que vejam e ouçam as histórias no site www.historiasdatradicao.org”
“Nosso trabalho em parceria com as comunidades vem contribuir para que os povos indígenas vivam bem, em seus territórios, dentro de suas tradições, com respeito a seus direitos e anseios, e continuem cuidando de um patrimônio físico e cultural maravilhoso que engrandece e enriquece toda a humanidade. Conheça nossas publicações em http://ikore.com.br/publicacoes/”
Entre Dois Mundos por Angela Pappiani
O dia já estava clareando. O sol começava a despontar sobre a serra do Roncador, no rumo do rio. A aldeia estava animada. As crianças brincavam na frente das casas, fazendo algazarra e as famílias se agitavam com a cerimônia que estava começando. Sereru correu para o centro da aldeia. Não queria perder nada! Um espaço circular tinha sido cercado com folhas de palmeira para receber os jovens que, daquele momento em diante, seriam considerados adultos.
A Queda do céu – palavras de um Xamã Yanomami por Bruce Albert e Davi Kopenawa Yanomami
“O amigo querido Davi Kopenawa Yanomami, homem de sabedoria, xamã, mestre, guerreiro na luta pelos direitos de seu povo, encontrou em Bruce Albert, antropólogo francês, o parceiro ideal para traduzir de forma brilhante seu pensamento e a beleza da cultura desse povo. Leitura fundamental para se compreender o pensamento dos povos indígenas, em toda a sua potência.”
Histórias para adiar o fim do mundo por Ailton Krenak
“Ailton Krenak vem, de uma forma muito especial, nos falando sobre a realidade e o pensamento dos povos indígenas deste país, desde a década de 1980. Nos últimos anos sua voz ganhou espaços e públicos novos através de seus livros e das muitas lives de que tem participado. Suas reflexões sobre as culturas indígenas e a forma como a sociedade branca, cristã, consumista e predatória vem se relacionando com o planeta e com aqueles que ainda respeitam e vivem de forma interdependente com a natureza, são fundamentais para que possamos repensar nossa vida.”