Atleta Olímpica de Taekwondo Pequim 2008.
Bronze Evento teste Olimpíada Pequim 2008
Titular da seleção brasileira por 9 anos.
Campeã jogos sul-americanos 2006 – Buenos Aires / Argentina
Vice-Campeã Mundial Universitário 2006 – Valência / Espanha
Vice-Campeã Mundial Militar 2014 – Iran
Campeã Jogos Mundiais Militares 2011 – Rio de Janeiro / Brasil
A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas, como é conhecida a região de fauna e flora características formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. É nessa região que nasceu o gaúcho, figura histórica, dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI.
As revoltas se sucederam, mas foi o século XIX que marcou o seu povo, após uma longa guerra por independência contra o Império Português. A chamada Guerra dos Farrapos se iniciou com um enfrentamento ocorrido na própria capital, nas proximidades da atual ponte da Azenha, no dia 20 de setembro de 1835. Mesmo sufocado, foi este conflito que gravou na história o mito do gaúcho e é até hoje cantado em hino, comemorada em desfiles anuais e homenageada com nomes de ruas e parques.
A área de Porto Alegre, de 496.684 km2, é um ponto de encontro de distintos sistemas naturais que imprimem uma geografia diversificada à cidade. Um anel de morros graníticos com 730 milhões de anos emoldura a região de planície onde está o grande centro urbano da cidade, ocupando 65% de seu território. Esta formação geológica foi uma espécie de contenção natural para a ocupação do município em direção à zona sul, e contribuiu para que Porto Alegre conserve 30% de seu território como área rural, a segunda maior entre as capitais brasileiras.
Fonte: prefeitura.poa.br
Em 2020, sua população foi estimada pelo IBGE em 407.252 habitantes, sendo o 16º mais populoso de São Paulo. O nome do município vem da língua tupi e significa “o lugar onde o peixe para”.
A cidade tornou-se uma das primeiras a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metalmecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar. Esta atividade expandiu-se a partir da década de 1970 para o setor sucroalcooleiro.
Além da importância econômica, Piracicaba ainda é um importante centro cultural de sua região. O Horto Florestal de Tupi e o Balneário de Ártemis configuram-se como grandes áreas de preservação ambiental, enquanto os parques situados às margens do Rio Piracicaba são relevantes pontos de visitação localizados na zona urbana. Além dos projetos e eventos culturais realizados pela Secretaria da Ação Cultural da Prefeitura de Piracicaba (SEMAC), órgão responsável por projetar a vida cultural piracicabana. O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, por exemplo, é considerado um dos mais importantes eventos sobre humor gráfico, realizado anualmente no Engenho Central, antigo engenho canavieiro que foi tombado como patrimônio histórico e cultural, servindo hoje como espaço cultural, artístico e recreativo.
Os Jogos Olímpicos de 2008 oficialmente conhecidos como os Jogos da XXIX Olimpíada, foi um evento multiesportivo realizado em Pequim, na República Popular da China. Um total de 10.500 atletas competiram nos 302 eventos dos 28 esportes, totalizando um evento a mais que os Jogos de 2004, em Atenas. Os Jogos de Pequim marcaram a primeira ocasião em que uma edição dos Jogos Olímpicos, seja ela de Verão ou Inverno, foi realizada na China, que foi a 22ª nação a abrigar o evento.
Construída no século X, a torre da igreja foi transformada em albergue de peregrinos do Caminho Francês. O local não possui camas. Os colchonetes são estendidos no chão e cada peregrino usa seu saco de dormir. A confraternização se dá durante o jantar comunitário e o café da manhã, além de uma Oração da Noite feita na parte superior nos fundos da igreja. Em Grañon é adotado o sistema de doação, ou seja, cada peregrino coloca sua contribuição em uma caixa, em que se lê: “Coloque o que puder, retire o que precisar”.
O governo chinês não mediu esforços para tentar realizar os maiores Jogos Olímpicos da história e investiu bastante na infraestrutura que acercou o evento, mais de US$42 bilhões. Um total de 37 locais foram usados para abrigar as competições, sendo doze deles inteiramente construídos especialmente para o evento. Durante a cerimônia de encerramento, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, declarou que foram “Jogos verdadeiramente excepcionais”.