Engenheiro de TI, especialista em networking e cyber security, trabalha em empresa que atuam nestes setores há 20 anos. Colabora também com tribunais, órgãos públicos e advogados como consultor de informática forense.
Apaixonado por viagens, mar, natureza, história e enogastronomia, os destinos que combinam todos esses aspectos são as suas viagens ideais, não por acaso o Brasil é um de seus destinos favoritos.
A cultura latina, no primeiro sentido do termo, é a cultura dos latinos, povo fundador de Roma. Por extensão de sentido, a cultura latina designa também a cultura da Roma Antiga e do Império Romano.
Atualmente, os países de cultura latina concentram os povos considerados latinos, ou seja, grupos cuja língua veicular e parte de seu legado cultural e étnico seja derivado da Roma Antiga. Neste sentido, podem ser citados como referenciais da cultura latina os povos hispanófonos (de língua castelhana), lusófonos (de língua portuguesa), os povos de língua galega, os povos de língua catalã, os povos de língua aragonesa, os povos de língua leonesa, francófonos (de língua francesa), os povos de língua romena e italófonos (de língua italiana).
Fonte: wikipedia.org
Daniele em viagens por países de Cultura Latina.
América Anglo-Saxônica refere-se aos países das Américas que têm como principal idioma o inglês, e que também possuam laços históricos, étnicos, linguísticos e culturais com o Reino Unido. Entre os países incluídos nessa definição, estão os Estados Unidos e o Canadá (com exceção da província de Quebec) na América do Norte, Belize e algumas ilhas do Caribe na América Central, e a Guiana na América do Sul.
Este termo deriva da classificação dos países da América em dois blocos: aqueles em que a língua mais falada deriva do latim (América Latina), e o bloco dos dois países cuja língua deriva do anglo-saxão.
Essa parte do continente americano tem forte colonização inglesa, o que condicionou vários aspectos culturais, como a língua e a predominância da religião protestante, embora a maioria da população do Canadá seja católica.
Esta classificação, no entanto, é imperfeita. A Guiana na América do Sul, e diversas ilhas das Caraíbas, assim como o Belize na América Central, são também países de língua anglo-saxônica, mas não costumam ser considerados parte do que se convencionou chamar de América Anglo-Saxônica. Além disso, a província de Quebec, no Canadá, fala francês, uma língua latina. Na prática, as expressões América Anglo-Saxônica e América Latina costumam ser utilizadas em referência, respectivamente, aos países da América que pertencem ao mundo desenvolvido e ao mundo subdesenvolvido.
Fonte: wikipedia.org
A história dos anglo-saxões é a história de uma identidade cultural. Ela desenvolveu-se a partir de grupos divergentes em associação com a adoção do cristianismo pelo povo e foi parte integrante do estabelecimento de vários reinos. Ameaçada por extensas invasões dinamarquesas e ocupação militar do leste da Inglaterra, essa identidade foi restabelecida; dominou até depois da Conquista Normanda. A cultura anglo-saxônica pode ser vista na cultura material de edifícios, estilos de vestimenta, iluminuras e ofertas em túmulos. Por trás da natureza simbólica desses emblemas culturais, existem fortes elementos de laços tribais e senhoriais.
Fonte: wikipedia.org
A Ásia é o maior dos continentes, tanto em área como em população. Abrange um terço das partes sólidas da superfície da Terra e é responsável por abrigar quase três quintos da população mundial.
A civilização asiática teve início há mais de 4.000 anos, muito antes de começar no mundo ocidental, em termos de atividades econômicas, manifestações culturais e desenvolvimento da ciência. O povo da Ásia fundou as cidades mais antigas, estabeleceu os sistemas de leis mais antigos e criou a figura dos agricultores e comerciantes mais antigos. Os cidadãos da Ásia foram os inventores da escrita e criaram as primeiras literaturas. Os fundadores de todas as religiões mais relevantes do mundo foram asiáticos: Buda, Confúcio, Jesus Cristo e Maomé. Os asiáticos também foram os inventores do papel, da pólvora, da bússola e do tipo móvel.
Fonte: wikipedia.org
Em relação à cultura, o continente abriga rica pluralidade. Assim, é possível encontrar povos que falam diversas línguas. Além disso, as religiões mais praticadas no continente são o hinduísmo e o budismo. Porém, existem outras religiões na Ásia, como cristianismo, protestantismo, islamismo, xintoísmo e o judaísmo.
Fonte: conhecimentocientifico.r7.com
Daniele em viagens por países asiáticos. “Neste mundo globalizado, nos países asiáticos foi onde encontrei a maior distância cultural, para pior e para melhor.”