600 pessoas e mais de 120 m² de ação artística colaborativa
Idealizado e realizado pela Neurônio Adicional e pelo artista plástico Camilo Riani , o projeto MuroArte é fruto do Ateliê ArtExperiência .
A pintura do muro de mais de 120 metros quadrados da Escola Estadual Dr. Prudente, em Piracicaba (SP), foi uma ação artística colaborativa que contou com a participação de 600 pessoas, entre alunos, professores, organizadores, apoiadores e a comunidade do entorno, com idades entre 01 e 90 anos, que deixaram suas mãos no local.
A realização do projeto, contou com o financiamento da Rezecon Contabilidade e da FV Construtora, além de apoio do Café Morro Grande, Duo Imóveis, Farmácia Biotipo, CCC Piazza Tintaria, Peixoto Advogados e Studio Monumental. A iniciativa foi apoiada, ainda, pela Diretoria de Ensino de Piracicaba e pela direção da escola.
“A ArtExperiência possibilita vivências e acontecimentos por meio da arte. A cidade também ganha com esta arte, pois é algo que poderá ser visto, ainda, pela comunidade externa, potencializando-a ainda mais”, afirma Mateus Piffer Junior, diretor executivo da Neurônio Adicional.
O projeto foi iniciado em agosto de 2019, com a reforma do muro principal da escola, seguido de palestras para os alunos e da estruturação do espaço para pintura com os mesmos, em que foi utilizada a técnica da Cartoongrafia, desenvolvida por Riani. Por meio de arte colaborativa, pequenos desenhos formaram uma grande imagem.
“É como se tivéssemos um pequeno grão, a mão de cada aluno. E junto a esse grão, há outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses detalhes, temos uma série de grãos, que formam uma cena única, como a que vemos no local”, explica Riani.
Isso é
apenas
o início
Os idealizadores buscam, agora, levar a iniciativa a outras instituições. “O intuito é incentivar outras escolas a promoverem ações semelhantes em suas dependências, de forma a contribuir com a preservação do patrimônio, o senso de pertencimento e o crescimento turístico e cultural de Piracicaba”, completa Piffer Junior.
Uma experiência inesquecível para os alunos
"Eu acho fantástico, é um projeto que marca a história da escola. O fato de trabalhar com arte me agrada muito"
Beatriz Ribeiro, 14, 9º ano
“É importante para a imagem da nossa escola e vai dar um aspecto melhor, mais vivo, pra valorizar mais a nossa praça, inclusive”
José Claudio, 13, 8º ano
"Essas artes são muito interessantes, uma coisa magnífica"
Rafaela Pires, 14, 9º ano
"Achei o projeto bem legal, porque envolveu os alunos numa experiência nova. A gente deixa nossa marca também"
João Tomaz de Mello, 14, 9º ano
“Foi uma inesquecível proposta pedagógica, sociocultural, uma ideia de preservar a cidade, a escola, se integrar e fazer arte, o que é muito positivo”, afirmou a diretora da escola, Cristina Negro Silva.
A Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico (PCNP) de Língua Portuguesa da Diretoria Regional de Ensino, Rosana de Paiva Felício, ressaltou o caráter cultural. “É muito importante os alunos se apropriarem dos bens culturais, trabalhando numa perspectiva de produção com um artista renomado”.
A PCNP de Tecnologia da Diretoria Regional de Ensino, Katiuscia Leonel, também evidenciou a importância da iniciativa. “É um divisor de águas, a escola antes do MuroArte e depois do MuroArte. O fato de os alunos terem seu registro no muro da escola é um marco histórico”.